III ENGEO

O Encontro de Geografia (ENGEO) e a Semana de Ciências Humanas são eventos que ocorrem simultaneamente com frequência anual. É organizado pela coordenação do curso de Licenciatura em Geografia e pela coordenação de Ciências Humanas do Instituto Federal Fluminense.

Em especial neste ano, a organização do evento conta com a participação do Centro Acadêmico e alguns estudantes, que se reuniram para fortalecer e transformar esse belo momento em tradição.

O evento busca trazer discussões acerca da ciência geográfica, e tem como público alvo os estudantes de Geografia e Ciências Humanas em geral.

A programação do Encontro conta com mesas redondas, palestras, minicursos, e exposição de autores que contribuiram com seu saber geográfico, para o fortalecimento de nossa ciência; mais uma inovação deste ENGEO será a criação do espaço de socialização para apresentação de trabalhos acadêmicos.

O ENGEO busca contar com expoentes da Geografia no Brasil. Já estiveram presentes em nosso evento a Professora Zeny Rosendahl (UERJ), Professor Gláucio Marafon (UERJ), Professora Mônica Sampaio (UERJ), nessa edição já estão confirmadas as presenças do Professores Ruy Moreira e Ivaldo Lima (UFF-Niterói), Joseli Maria Silva (UEPG), Aristides Soffiati (UFF-Campos), entre outros convidados.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

IVALDO LIMA

   Mais um de nossos participantes do III ENGEO e VI Semana de Ciências Humanas do IFF. O professor Ivaldo Lima possui graduação em Geografia pela UFRJ (1986), mestrado em Geografia pela UFRJ (1993) e doutorado em Geografia pela UFF (2005). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolítica, território e redes políticas, geografia e globalização, políticas públicas e território, ensino e avaliação de geografia.
   Dentre sua produção bibliográfica destacam-se a participação na coletânea Globalização e Fragmentação no mundo contemporâneo, organizada por Rogério Haesbaert e publicado pela EdUFF em 1998, e reeditado em 2001 e 2003. Nessa obra nosso convidado apresentou o trabalho intitulado A inserção do Japão na nova  ordem social. Entre outras publicações participou da coletânea Geografia em Perspectiva, organizado pelos professores Nídia Nacib Pontuschka e Ariovaldo Umbelino de Oliveira e publicado pela Editora Contexto em 2003, com o texto Avaliação e Geografia: o sistema nacional de avaliação da educação básica, sob um prisma, outra participação de relevância está em Amazônia: a fronteira agrícola 20 anos depois, organizado por Philippe Lená e publicado em 1991, com a apresentação do texto Carajás: processo de emancipação política ou embrião de uma nova regionalização

Nenhum comentário:

Postar um comentário