III ENGEO

O Encontro de Geografia (ENGEO) e a Semana de Ciências Humanas são eventos que ocorrem simultaneamente com frequência anual. É organizado pela coordenação do curso de Licenciatura em Geografia e pela coordenação de Ciências Humanas do Instituto Federal Fluminense.

Em especial neste ano, a organização do evento conta com a participação do Centro Acadêmico e alguns estudantes, que se reuniram para fortalecer e transformar esse belo momento em tradição.

O evento busca trazer discussões acerca da ciência geográfica, e tem como público alvo os estudantes de Geografia e Ciências Humanas em geral.

A programação do Encontro conta com mesas redondas, palestras, minicursos, e exposição de autores que contribuiram com seu saber geográfico, para o fortalecimento de nossa ciência; mais uma inovação deste ENGEO será a criação do espaço de socialização para apresentação de trabalhos acadêmicos.

O ENGEO busca contar com expoentes da Geografia no Brasil. Já estiveram presentes em nosso evento a Professora Zeny Rosendahl (UERJ), Professor Gláucio Marafon (UERJ), Professora Mônica Sampaio (UERJ), nessa edição já estão confirmadas as presenças do Professores Ruy Moreira e Ivaldo Lima (UFF-Niterói), Joseli Maria Silva (UEPG), Aristides Soffiati (UFF-Campos), entre outros convidados.


domingo, 10 de outubro de 2010

JOSELI MARIA SILVA

   Para marcar as mais de 1000 visualizações da página do nosso evento aí vão as informações de mais uma convidada que estará presente no III Encontro de Geografia e VI Semana de Ciências Humanas do IFF, a professora Dr.ª Joseli Maria Silva. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutora em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid, é autora e organizadora do livro: Geografias subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidade. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente dos cursos de Graduação em Geografia e do Mestrado em Gestão do Território. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento urbano, espaço urbano, planejamento urbano, geografia e gênero, geografia feminista, geografia e sexualidade, epistemologia da geografia e políticas públicas. Também publicou em 2009 com outros autores Construindo a ciência: elaboração crítica de projetos de pesquisa, e de sua participação no Simpósio Espaço e Cultura da UERJ resultou o texto Análise do espaço sob a perspectiva de gênero: um desafio para a geografia cultural brasileira, publicado no 15.º volume da Coleção Geografia Cultural, organizado pelo professor Roberto Lobato Corrêa e pela professora Zeny Rosendahl, outra amiga do nosso evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário