III ENGEO

O Encontro de Geografia (ENGEO) e a Semana de Ciências Humanas são eventos que ocorrem simultaneamente com frequência anual. É organizado pela coordenação do curso de Licenciatura em Geografia e pela coordenação de Ciências Humanas do Instituto Federal Fluminense.

Em especial neste ano, a organização do evento conta com a participação do Centro Acadêmico e alguns estudantes, que se reuniram para fortalecer e transformar esse belo momento em tradição.

O evento busca trazer discussões acerca da ciência geográfica, e tem como público alvo os estudantes de Geografia e Ciências Humanas em geral.

A programação do Encontro conta com mesas redondas, palestras, minicursos, e exposição de autores que contribuiram com seu saber geográfico, para o fortalecimento de nossa ciência; mais uma inovação deste ENGEO será a criação do espaço de socialização para apresentação de trabalhos acadêmicos.

O ENGEO busca contar com expoentes da Geografia no Brasil. Já estiveram presentes em nosso evento a Professora Zeny Rosendahl (UERJ), Professor Gláucio Marafon (UERJ), Professora Mônica Sampaio (UERJ), nessa edição já estão confirmadas as presenças do Professores Ruy Moreira e Ivaldo Lima (UFF-Niterói), Joseli Maria Silva (UEPG), Aristides Soffiati (UFF-Campos), entre outros convidados.


domingo, 19 de setembro de 2010

RUY MOREIRA

   Confirmada a presença, aqui vai um breve histórico da vida acadêmica do professor Ruy Moreira.

  Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área da relação metabólica sociedade-natureza-espaço, com ênfase em Epistemologia e (Re)estruturação dos espaços, atuando no entrecruzamento dos seguintes temas: espaço, técnica, trabalho, reestruturação, epistemologia, teoria da ciência geográfica, aplicados à geograficidade e à realidade geográfica brasileira.

  Vem se dedicando a pesquisas cruzadas no campo da teoria e da epistemologia geográfica e da organização espacial da sociedade brasileira, objetivando situar o formato da teoria geral que defina o olhar próprio da Geografia e do geógrafo diante da tarefa dos saberes de dissecar o real estrutural do mundo e do Brasil. Autor de diversos artigos e livros na área, publicou pela Editora Contexto Para onde vai o pensamento geográfico?, Pensar e ser em geografia e O pensamento geográfico brasileiro vol. 1: as matrizes originárias, vol. 2: as matrizes da renovação e vol. 3:as matrizes brasileiras. Por outras editoras O que é Geografia, Formação do Espaço Agrário Brasileiro e O Movimento Operário e a Questão Cidade-Campo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário